05/11/2024 -
20h17TJMG participa da abertura do 2º Congresso de Internacionalização de NegóciosEvento tem como tema "Sustentabilidade Brasil-Portugal"
O 2º Congresso de Internacionalização de Negócios aberto, nesta terça-feira (5/11), no Centro Cultural Unimed-BH Minas, com o tema “Sustentabilidade Brasil-Portugal”, segue até quinta-feira (7/11). O superintendente de Obras e Gestão Predial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Ronaldo Claret de Moraes, representou o presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.
O evento também contou com a presença do supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF) do TJMG, desembargador José Luiz de Moura Faleiros.
O congresso, que segue até quinta-feira (7/11), foi aberto nesta terça-feira (5/11), em Belo Horizonte (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)
O Congresso é realizado pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, em parceria com o Instituto Nacional de Engenharia Civil (Inec), e apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).
Elaborado sob a ótica do ESG (Environmental, Social and Governance), que significa governança ambiental, social e corporativa, ele pretende promover o debate e a troca de conhecimentos sobre sustentabilidade, bem como a integração das comunidades empresarial, acadêmica e política do Brasil e de Portugal.
O superintendente de Obras e Gestão Predial do TJMG, desembargador Ronaldo Claret de Moraes, disse que estava honrado pelo convite do presidente Corrêa Junior de representá-lo no Congresso da Câmara Portuguesa.
Sobre a questão da sustentabilidade dos negócios entre Brasil e Portugal, que está sendo tratada no evento, o desembargador Claret de Moraes afirmou que é preciso ressaltar que essa relação vem desde a época do nosso descobrimento: “Depois, com a nossa independência, continuou existindo e hoje, permanece forte. O Congresso é direcionado a estreitar essa relação e melhorá-la ainda mais.”
O desembargador Ronaldo Claret de Moraes representou o presidente Corrêa Junior na solenidade (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)
Na questão ambiental, ele ressaltou as ações que vêm sendo realizadas pelo TJMG, como a reciclagem de papéis e os projetos sustentáveis dos novos fóruns. “São exemplos de ações que a gente tem no Tribunal no dia a dia, em todas as nossas unidades. Além dos projetos arquitetônicos, nos quais valorizamos a questão da sustentabilidade, como, por exemplo, com o aproveitamento da água e o uso de fontes renováveis de energia, especialmente a solar”, disse.
Programação
O 2º Congresso de Internacionalização de Negócios conta com vários painéis com a participação de especialistas brasileiros e portugueses. Nesta terça (5/11), foi apresentado o painel 1, com o tema “A Reputação do Brasil no Exterior”, e a palestra “Preservação do Capital Natural”, além da pulgação do 1º Prêmio de Sustentabilidade Brasil Portugal 2025.
Na quarta-feira (6/11), será realizado o painel 2, com o tema “A Descarbonização e seus Desafios”; o painel 3, intitulado “Cidades Sustentáveis”; e o painel 4, com o tema “Crescimento Econômico Inclusivo e Sustentável”, com participação do supervisor do GMF/TJMG, desembargador José Luiz de Moura Faleiros.
Na quinta-feira (7/11), serão apresentados o painel 5, intitulado “Estratégias Corporativas ESG”, e o painel 6, com o tema “Finanças Sustentáveis”.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial