Programa Jornada aborda o ofício de parteiras tradicionais no Brasil
5/11/2024 - A sexta temporada do programa Jornada estreou na última terça-feira (5), no YouTube do TST. O primeiro episódio fala sobre o ofício das parteiras tradicionais no país, reconhecido como patrimônio cultural brasileiro em 2024.
A edição traz o relato da parteira Edna Conceição de Oliveira, de 76 anos. Com mais de 50 anos de prática na profissão, ela relembra quem foram suas professoras e os obstáculos enfrentados para fazer os partos. O Jornada ouviu ainda outras profissionais que atuam nos diferentes momentos da gestação, desde o pré-natal até o nascimento dos bebês.
No episódio, a antropóloga Diana Dianovsky, coordenadora-geral de Identificação e Registro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e a enfermeira e parteira aposentada Silvéria Santos fazem um breve panorama histórico da atividade de parteira e falam da importância social que essas mulheres ganharam ao longo dos anos.
O Jornada é uma produção da Coordenadoria de Rádio e TV do TST, vinculada à Secretaria de Comunicação Social do Tribunal (Secom). Exibido por temporadas, os episódios abordam temas relativos ao mercado de trabalho e aos direitos trabalhistas.
Serviço
Programa Jornada
Periodicidade: quinzenal, sempre às terças-feiras.
Horário: 15h
Estreia: terça, 5/11
Onde assistir: TST Tube
Programe-se
5 de novembro/2024 – tema: Parteiras Tradicionais do Brasil - saberes e práticas de um ofício milenar
26 de novembro/2024 – tema: Racismo Ambiental – Entenda o impacto desigual das mudanças climáticas
17 de dezembro/2024 – tema: Geração Z no mercado de trabalho – quem são e como se comportam?
Confira o primeiro episódio: